Apresentado recentemente, o condomínio residencial Oaks Prague Villas, será o primeiro projeto de habitação desenvolvido por Richard Meier & Partners na República Tcheca. Localizado nos arredores de Praga, na zona rural de Nebřenice mais especificamente, as villas irão compor um condomínio ainda maior, juntando-se ao Oaks Frontline Apartments (também projetados por Richard Meier & Partners), além de outros edifícios projetados por importantes arquitetos, como Eva Jiřičná e John Pawson, criando um novo e moderno distrito residencial chamado de the Oaks Prague Development.
As duas villas serão compostas por elementos semelhantes que se relacionam com o entorno específico de diferentes formas. A Villa 1, com 740 metros quadrados está orientada paralelamente ao campo de golfe adjacente, enquanto que a Villa 2, com 620 metros quadrados é um volume menor e mais compacto. Ambas foram projetadas a partir de uma clara separação programática, com as áreas de uso comum no térreo e as áreas íntimas no pavimento superior. Os jardins rebaixados criam um espaço privativo em relação à rua, o terraço na parte posterior, com piscina e lareira, é responsável por criar uma "transição gradual entre o espaço íntimo da casa e a ampla paisagem natural".
"Cada casa é composta por uma série de espaços íntimos localizados no pavimento superior e espaços de convívio no térreo, onde as pessoas se encontram e compartilham experiências, ambos amplamente abertos para a natureza", afirma o Sr. Meier.
"O conceito geral do projeto das moradias surgiu como uma resposta objetiva às rigorosas normas locais de zoneamento e planejamento que exigem, entre outras coisas, um telhado tradicional inclinado", explicam os arquitetos. "A solução proposta é tão simples quanto engenhosa: um telhado de duas águas com uma cumeeira atravessada, resultando em uma estrutura que, faz sutil menção ao telhado inclinado das tradicionais villas checas, reinterpretando-a em um edifício escultural e contemporâneo".
"O desafio de projetar um telhado inclinado, com base nos requisitos do zoneamento do Oaks Prague Villas, tornou-se uma oportunidade para criar uma estrutura reconhecível mas de estética moderna, dadas as singelas linhas geométricas incorporadas no projeto do edifício", disse Vivian Lee, arquiteta associada responsável pelo projeto.
Painéis de madeira composta envolvem os espaços da casa, contrastando a característica marcante do exterior com um interior mais aconchegante. Brises solares estão estrategicamente posicionadas no exterior de modo a filtrar a luz solar e controlar a temperatura.
"A conexão entre os espaços construídos e a natureza foi um elemento importante para o projeto, não apenas do ponto de vista visual, mas também na escolha dos materiais, como o carvalho e cedro, levando a natureza para dentro, criando um ambiente aconchegante e acolhedor", acrescentou Lee. "A composição entre luz e sombra proporcionada pelos brises da fachada sul preenchem os espaços interiores com a melhor luz natural, enquanto a volumetria mais sólida na fachada Norte dão suporte a estrutura da casa".
"Cada villa é uma composição complexa e ao mesmo tempo simples, com uma geometria clara e linhas retas. É um estudo altamente equilibrado e requintado entre transparência e privacidade", afirma o Sr. Meier.
O Oaks Prague Villas soma-se à crescente lista de projetos de Richard Meier & Partners na República Tcheca, incluindo a ECM City Tower e a Corte City Green.
"Estou feliz pela realização de mais uma projeto na República Tcheca e de poder colaborar neste empreendimento único com a Arendon Development Company", comentou Richard Meier. "A arquitetura das casas reflete alguns dos princípios fundamentais de projeto do nosso escritório, a definição e a localização dos acessos, a clara organização programática, bem como um sistema estrutural e de fachada baseados em um rigoroso projeto de arquitetura".
Atualmente em construção, o Oaks Prague Development contará, entre outras comodidades, com 250 moradias, um hotel boutique, um spa, um campo de golfe nacional PGA, um clube de campo, um haras e uma academia de tênis.
Via Richard Meier & Partners.
Arquitetos
Localização
Nebřenice, 251 01 Popovičky, República ChecaArquitetos responsáveis
Richard Meier, FAIA, FRIBA; Vivian Lee, AIAArquiteto do projeto
Jeremy D. KeagyColaboradores
Grigorios Dimitriadis, Peter Liao, Xiaodi Sun, Steven Sze, Xiao WangCliente
Arendon Development Company a.s.Arquitetos associados
CUBOID ARCHITEKTI s.r.o.Área
1360.0 m2Fotografias
Bloomimages, Courtesy of Richard Meier & Partners Architects, Jan Tichý and Richard Meier & Partners Architects